Regulamentação de conteúdo nos canais pagos

Você já ouviu falar do projeto de lei n.º 29/07? Ele está para ser votado no Congresso e inclusive gerou uma campanha da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) que conta até com um site.

Através dele o governo pretende regulamentar o conteúdo exibido nos canais pagos, tornando igual a quantidade de programação nacional e internacional.

Para se ter uma idéia, em um pacote hipotético com 99 canais, 62 teriam que ser retirados do ar (como TNT, Sony, Warner, Eurochannel, Cartoon Network, National Geographic, Disney, MGM, Universal, FOX e muito mais) ou as operadoras teriam que adquirir mais 15 canais com conteúdo exclusivamente nacional para balancear o cálculo das cotas.

Segundo a campanha, a aprovação da lei acarretaria em duas medidas diretas: o aumento das mensalidades e o crescimento das reprises.

De qualquer maneira, todo projeto apoiado pelo PSDB e pelo DEM, partidos ultraconservadores e reacionários, deve ser analisado com muito cuidado. Ou quem sabe este não é mais um indício de que o Partido dos Trabalhadores já tem os patrões como prioridade?

Comentários